Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Hora do Banho!!!

 

image

Primeiramente o ideal é que seu pet tome banho em lugares especializados que são os Pets shop que possuem o serviço de banho e tosa. Esses lugares possuem os produtos e aparelhos ideais para um banho perfeito .

O principal problema do banho em casa é a hora de secar, no banho e tosa há dois aparelhos que são utilizados nessa hora o soprador, que nada mais é que um ar frio que retira todo o excesso de água do cachorro, mas não pode ser utilizado na região da cabeça do animal e o secador que é utilizado depois do soprador para secar a cabeça, as patas e as orelhas que em geral são as regiões que ficam úmidas. No entanto, se em último caso você for dar o banho em casa, separei 10 dicas para dar um banho seguro.

1- Proteger os ouvidos: Na hora do banho água no ouvido é prejudicial e resulta nas famosas otites, portanto faça um charutinho com algodão hidrofóbico e proteja os ouvidos do seu pet.

2- Temperatura da água: A temperatura da água pode ser no máximo morna, nada de água pelando mesmo se tiver um frio do alasca, a água quente pode ocasionar problemas de pele e até mesmo mais graves.

3- Cosméticos adequados: Nós utilizamos shampoo de cachorro? Não né...então não devemos utilizar nossos produtos seja shampoo, seja perfume. Há diversas marcas no mercado e diversos cheirinhos adequados para o seu pet, escolha o melhor para ele.

4- Comece molhar pela parte traseira: Nada de começar a molhar o seu pet pela cabeça, isso estressa o animal, use o chuveirinho e comece molhando pela parte traseira, deixe a cabeça por último.


5- Lave bem as patas, cabeça e rabo: Essas são as partes mais sujas e mal cheirosas do seu cãozinho, por isso lave bem essas regiões retirando todas as secreções.


6- Sequência de cosméticos: O pelo do cachorro é bem oleoso assim é necessário utilizar um pré shampoo ou sabonete que pode ser o sabão de coco, após isso utiliza-se o shampoo neutro ou da sua preferência, para cachorros com pelagem clara pode ser utilizado o branqueador e para finalizar o condicionador, mas nada de exagerar na quantidade.


7- Bom enxágue: Para ter certeza que não resta nada de cosméticos no seu cãozinho é só observar a água, a hora que ela estiver limpa e sem nenhuma bolhinha o bom enxágue está garantido.

8- Retirar o excesso de água com a toalha: Secar o máximo possível seu pet com a toalha, retirando o excesso de água, dê atenção especial as patas, orelhas e cabeça, seque muito bem entre os dedinhos, pois cãozinho também ficam com chulé.


9-  Cuidado na hora de secar: Em casa ninguém possui um soprador e um secador né!? Provavelmente iremos utilizar o nosso companheiro fiel secador de cabelo. Essa é a dica mais importante devemos ter cuidado com a temperatura, utilize a temperatura minima do seu secador e não coloque perto do cachorro, uma distância de 10 cm é ideal, o secador muito quente e muito perto irá ocasionar queimaduras. Também é essencial secar bem as orelhas, as patas, nós sentimos na mão mesmo quando a região está úmida, o que pode ocasionar dermatites. Se seu cão é peludinho utilize uma escova na hora de secar, nada de passar a mão e se ele estiver com nós o mais recomendável é levar ao pet shop e providenciar a melhor tosa indicada.

10- Banho em excesso faz mal: Banhos em excesso não são recomendados. Os cães e gatos não possuem glândulas sudoríparas, ou seja, não têm a capacidade de transpirar , eles secretam uma “gordura” responsável pela proteção contra bactérias e outros micro-organismos que é muito importante para a saúde de sua pelagem.Assim, nunca dê mais que um banho por semana.

Fonte: minutopet.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário